Nodo norte em Capricórnio / Nodo sul em Caranguejo


   * De 3 de Julho de 1916 a 19 de Janeiro de 1918
   * De 13 de Fevereiro de 1935 a 1º de Setembro de 1936
   * De 3 de Outubro de 1953 a 12 de Abril de 1955
   * De 6 de Maio de 1972 a 22 de Novembro de 1973
   * De 16 de Dezembro de 1990 a 4 de Julho de 1992
   * De 1º de Janeiro de 2000 a 13 de Outubro de 2001 

O nodo norte em Capricórnio sugere a pessoa nesta vida:
   * ancorar, estar presente e comprometido com as leis, mecanismos e estruturas da realidade.
   * interesse por conhecer a realidade e seu funcionamento em todos os níveis.
   * interesse pela tradição, história
   * interesse pelas ciências naturais, sociais e saberes que facilitem os conhecimentos acumulados pela humanidade
   * assumir seu poder pessoal e talentos para agir, transformar, fazer acontecer
   * talento para planificação, método
   * ser paciente, perseverante, definir o que quer e ir conquistando com o tempo
   * ser responsável,
   * desenvolver consciência cidadã
   * vontade de proteger a natureza de agir com responsabilidade social e ambiental
   * apreciar status, imagem pública. Levar em alta consideração como está sendo visto pelas pessoas %BR% %BR%

*O nodo sul em Caranguejo sugere a pessoa nesta vida:*
   * forte ligação com o passado. Saudades de não sabe o que.
   * apreciar, curtir e cultivar a família, as origens e a arte do cuidado mútuo.
   * forte ligação com pais e familiares
   * apego a mãe, a familia, ao ambiente de cuidado e carinho mútuo.
   * tendência a levar em consideração e cultivar o lado emocional dos relacionamentos. Pessoa carinhosa, gentil.
   * se regredido pode ficar melodramático.
   * dificuldade com perdas, mudanças, separações
   * autocrítica. Autocobrança. Sentimento de que se errar será cobrado
   * patriotismo. Disposição para trabalhar pelo bem coletivo e o desenvolvimento de seu pais. %BR% %BR%

Em vidas passadas esta pessoa investiu muito tempo e energia na arte de conviver em família, tribo, grupo. Nesta vida, seu foco é realizar, contribuir com o lado prático, objetivo, ordem e planejamento.  %BR% %BR%


Síntese do texto Nodo Norte em Capricórnio / Nodo sul em Caranguejo por Martin Shulman  no livro "Os Nodulos Lunares" Editora Ágora.

Este indivíduo está aprendendo como alcançar a maturidade. Em encarnações passadas, ele teve uma tendência a olhar a vida através de lentes cor-de-rosa, vendo apenas o que queria ver, com forte convicção de que tudo o mais não existia. Na verdade, este é o eterno jovem, desejando manter a todo custo seu papel como foco de atenção paterna. Ele preferiria que seus pais resolvessem os seus problemas. Todos que encontra e conhece, sejam amigos, sócios ou companheiros de casamento, automaticamente tornam-se seus pais simbólicos, para recolherem os pedaços de sua miséria e protegê-lo de ser derrubado pelo desmoronar do céu que ele criou. Ele até mesmo cria suas próprias estratégias de conquista, caso tragam consigo a mais leve indicação de aprovação, amor e afeição. Praticando constantemente tornar-se um adulto, parece nunca estar pronto ou não desejar que a transição seja realizada totalmente. De algum modo ele continua sentindo que, antes de mais nada, necessita de muito mais prática, antes. A principal lição cármica no Nodo Norte em Capricórnio é identificar-se com um ideal maior que a sua vida pessoal. O indivíduo precisa, basicamente, comprometer-se a despeito de todas as suas dificuldades reais ou imaginárias. Ele precisa compreender a verdadeira responsabilidade. No máximo de seus esforços, ele é capaz de se tornar um grande planejador, metódico e cauteloso, uma vez que aprenda a superar a tendência de reagir emocionalmente.


Nodo Norte em Capricórnio / Nodo sul em Caranguejo por Martin Shulman  no livro "Os Nodulos Lunares" Editora Ágora.

p.49 "Este indivíduo está aprendendo como alcançar a maturidade. Em encarnações passadas teve uma tendência a olhar a vida através de lentes cor-de-rosa, vendo apenas o que queria ver, com forte convicção de que tudo o mais não existia.

Agora, muito do "bebê" permanece em seu Nodo Sul em Caranguejo. Ele está tão acostumado a atravessar suas vidas anteriores de muletas, lutando com suas dependências enquanto procura suportes nos quais apoiar-se, que sua vida atual é a confusão resultante de fugas e hábitos infantis que continuam impedindo seu crescimento.

Na verdade, este é o perene infante, desejando manter a todo custo seu papel como foco de atenção paterna. Ele preferiria que seus pais resolvessem os seus problemas. Todos que encontra e conhece, sejam amigos, sócios ou companheiros de casamento, automaticamente tornam-se seus pais simbólicos, para recolherem os pedaços de sua miséria e protegê-lo de ser derrubado pelo desmoronar do céu que ele criou. Ele até mesmo cria suas próprias estratégias de sedução, caso tragam consigo a mais leve indicação de conquista e afeição.

Praticando constantemente tornar-se um adulto, parece nunca estar pronto ou desejar que a transição seja realizada totalmente. De algum momo ele continua sentindo que, antes de mais nada, necessita de muito mais prática, antes.

Tudo o que faz nesta vida é baseado na lembrança de sua alma de suscetíveis sentimentos de vidas passadas, que ainda são despedaçados pela mais leve rejeição.

Muitos indivíduos com estes Nodos acabam fortemente envolvidos em servir seu país. Eles personalizam o Governo, pois para eles ainda é parte, num sentido mais amplo, de sua própria família do signo de Caranguejo.

Sob este aspecto há um raro sentimento de patriotismo e lealdade.

Muitos com estes Nodos focam grande parte de sua força e atenção em pessoas mais jovens.

Eles apreciam ouvir os problemas e atribulações de outros, mas eles próprios não sendo rápidos solucionadores de problemas, têm uma tendência a guardar todas as coisas dentro de si. Quando o peso dos problemas aumenta, pelo acúmulo de camadas parecem envelhecer a despeito de si mesmos.

O desafio cármico mais difícil do Nodo Sul em Caranguejo é aprender como se soltar. O indivíduo traz consigo para esta vida tão fortes temores internos de perder ou esquecer qualquer coisa, que continua fazendo esforços especiais "extras" para manter tudo que já viveu. Desta forma, torna-se a lata de lixo psíquico do passado. Está pensando constantemente sobre o seu presente em termos do que deveria ter feito anos atrás ou "vidas atrás". Freqüentemente pode ser visto classificando velhas fotos, esperando criar seu futuro a partir de fragmentos do passado.

Às vezes é extremamente absorvente, usando tudo que é feito para ele como um trampolim para pedir mais. Ele testa a paciência de outras pessoas com todos os seus desafios emocionais e muito depois de as soluções lhe terem sido dadas, recusa-se a ver a lógica através da sua nuvem de emoções. Ele não está muito interessado em descobrir por que algo deu errado, pois está procurando recuperar o sentimento perdido.

Para ele as despedidas são especialmente difíceis. A palavra "adeus" nunca fez parte de seu vocabulário, pois sempre tentou preservar todos os seus relacionamentos, o maior tempo possível. Seu comportamento não é diferente em relação a objetos, uma vez que tende formar ligações permanentes com as lembranças nostálgicas que estes trazem consigo.

A principal lição cármica no Nodo Norte em Capricórnio é identificar-se com um ideal maior que a sua vida pessoal. O indivíduo precisa, basicamente, comprometer-se a despeito de todas as suas dificuldades reais ou imaginárias. Ele precisa compreender a verdadeira responsabilidade.

Muitos com estes Nodos, eventualmente, tornam-se autodesignados representantes de tradição. Eles prefeririam morrer a ver um estranho descobrindo qualquer parte de sua vida pessoal que contradisse o princípio que escolheram professar.

Através do Nodo Norte é estabelecida uma imagem para a qual os outros possam olhar e depois modelar suas vidas. Às vezes, as dificuldades pessoais esgotam-lhe a força de sustentar esta imagem e, ainda assim deve sustentá-la, mesmo que signifique sacrificar toda sua vida. No máximo de seus esforços ele é capaz de se tornar um grande planejador, metódico e cauteloso, uma vez que aprenda a superar a tendência de vidas passadas de reagir emocionalmente.

Na carta natal das mulheres, estes Nodos representam uma incomum procura por uma figura paterna. Nos homens, há uma forte consciência da necessidade de desempenhar o papel do pai.

O mais importante sobre o Nodo Norte em Capricórnio é que representa o ponto através do qual o indivíduo encontrará sua missão cármica. Por esta única razão, muitos com estes Nodos tendem a relutar em aceitar o pleno conceito de maturidade. Eles preferem permanecer num estágio imaturo tanto tempo quanto for possível, pois sentem que um tipo de julgamento espera por eles.

Como um homem condenado desejando um adiamento da execução após o outro, procuram esconder-se atrás dos outros, mais e mais, movendo-se constantemente para o fim da fila a fim de evitar o confronto com os efeitos de tudo que criaram. Esta é a razão pela qual muitos deles têm grande dificuldade em aceitar sua própria idade cronológica. Embora admitam abertamente suas idades, tentam não vivê-la.

Há muitos resíduos de imaturidade de vidas passadas. A alma tornou-se fixada num ponto anterior do crescimento. Agora, há uma grande dificuldade de ultrapassar este ponto. Contudo, ele será ultrapassado se o indivíduo finalmente se comprometer com alguma coisa.

O signo zodiacal de Capricórnio é o portal pelo qual a alma precisa passar, quando deixar o corpo físico; e neste mais misterioso dos signos, ela passará por uma inspeção diante dos Juízes destes portais. Embora esta possa não ser a última encarnação na terra, ela irá definitivamente, pela posição da casa, receber o julgamento cármico em uma área da vida. O indivíduo com estes Nodos Caranguejo/Capricórnio irá debater-se metade de sua vida em total abandono e então, um dia, conforma-se com o ditado: "Há coisas muito melhores a fazer do que jamais fiz antes".

A posição da casa do Nodo Sul indica a área na qual o resíduo cármico da imaturidade verte para a vida atual. A posição da casa do Nodo Norte mostra os caminhos que o indivíduo pode agora penetrar como adulto responsável, através do alinhamento de sua vida com os princípios de honra, respeito e tradição.

Tão logo aprenda como fazer isto, estará destinado a uma vida de esplêndida realização." p.51




17 comentários:

  1. Nossa, tinha uma certeza na vida q não iria passar dos 25 anos, q irira morrer antes, a vida td me relacionei com pessoas mais novas q eu, me identificava muito, sempre achava "queria ser mais nova" não por estar envelhecendo mas por me sentir mais conectada xom adolescentes de 14 anos quando eu tinha 17 ou 16 smp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho esta configuração, mas costumo me relacionar melhor com mais velhos.

      Excluir
    2. Eu também prefiro me relacionar com pessoas mais velhas pra tudo na vida.

      Excluir
    3. Tem graça. Eu tenho esta configuração e também prefiro pessoas mais velhas para me abrir, e crianças, para ser autêntica.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa e esclarecedor essa leitura. Hoje, já na maturidade,muitos acontecimentos vividos fizeram sentido.

    ResponderExcluir
  4. Me relaciono com pessoas mais jovens sempre, estou assustada, me descreveu tanto! Sai imaturidade, vem responsabilidade rs

    ResponderExcluir
  5. Me identifico mais com pessoas mais velhas. Achei bem interessante mas considero q faltou ressaltar lados positivos tb. Câncer capricoenio teem tem muitas habilidades e não vi quase serem ressaltada.

    ResponderExcluir
  6. Bolas, bateu mesmo certo, verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  7. Eu e meu marido temos os nodos Norte em Capricórnio também...

    ResponderExcluir
  8. Nossa , muito aprendizado sobre mim nisso aqui!!!
    GRATIDÃO UNIVERSO!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom ! Obrigada pela informação

    ResponderExcluir

Seguidores