Nodo norte em Áries / Nodo sul em Libra


   * 08 de Novembro de 1911 a 26 de Maio de 1913.
   * 19 de Junho de 1930 a 6 de Janeiro de 1932.
   * 29 de Janeiro de 1949 a 17 de Agosto de 1950.
   * 11 de Setembro de 1967 a 3 de Abril de 1969.
   * 21 de Abril de 1986 a 8 de Novembro de 1987.   

A pessoa com nodo norte em Áries anela tomar as rédeas de sua vida. Batalha para conseguir tomar atitudes, decidir e agir a partir do que pensa e sente. Ela sente que sua vida só se encaminhará quando ele conquistar a independência e a auto-gestão. Deseja ser espontâneo, empolgado e capaz de exercer a liderança. Aparenta estar aprendendo lições muito básicas a nível de auto-consciência e auto-gestão. Gosta da vida. Gosta de crianças.

Pode gostar de super-heróis, de campeões do esporte, de pessoas de sucesso.

Indicações de que a pessoa está acomodada no nodo sul
   * dedica-se ao outro, deixa-se absorver por família, tribo, parceiro, patrão, etc..  Não consegue cuidar de si mesmo.
   * autoconfiança em baixa, levando-a a estados depressivos, sentimentos de impotência e falta de energia.
   * sacrifica seus gostos e ambições pessoais em função dos outros, faz qualquer coisa para não desagradar.
   * evita conflitos a qualquer custo
   * dificuldade em agir e tomar iniciativa, prefere o comando do outro.
   * precisa de elogios e se sentir aceita para ficar bem consigo mesmo
   * "encima do muro": ficam em pânico quando tem que fazer o papel de juiz, e decidir entre pessoas, escolher ou tomar partido, mais se for em público.
   * afetadas com refinamento, artes, moda, cultura do bom comportamento 


Nodo Norte em Áries / Nodo Sul em Libra por Martin Shulman no livro "Os Nodos Lunares" Editora Ágora. 

p27 "Aqui a alma está aprendendo as lições de auto-consciência nos níveis mais elementares. Experiências em encarnações passadas não permitiram ao Ser formar-se enquanto identidade definida. Agora o indivíduo está *pagando o preço pela indecisão de suas vidas passadas*, assim como está aprendendo a emergir de sua confusão e a desenvolver uma unidade de consciência.

Altamente suscetível a lisonjas, ele até sai de seu próprio caminho para fazer coisas que possam agradar aos outros, mas como não desenvolveu uma identificação firme de ego, termina confuso sobre que curso de ação tomar.

Sempre tentando equilibrar os que o rodeiam, descobre-se o juiz eterno entre duas ou mais idéias, pessoas ou condições opostas. Permanecendo "em cima do muro", assume o papel de  "amortecedor" e tenta deseperadamente harmonizar ambas as facções ao mesmo tempo. Dia-a-dia, ou ate mesmo de momento a momento, oscila feito gangorra, esperando que nunca seja chamado a se definir sobre alguma coisa!

Em vidas passadas ele media sua felicidade pelo sucesso ou fracasso dos que o cercavam; agora, ele continua a se identificar e a sua vida através dos   outros. Sua confiança pode ser desmontada com facilidade, já que ele mal conhece a si mesmo. Confundindo as necessidades coletivas dos outros com seus próprios desejos não-satisfeitos, torna-se suscetível a longos estados de depressão. Por mais que se sinta desprovido de energia, mantém seus velhos e passados hábitos de busca de pessoas com quem possa se identificar.

As vezes, sente ressentimentos por sua inabilidade em harmonizar dentro de si mesmo as partes opostas. Ainda assim ele está tão acostumado a buscar soluções para idéias contrárias, que continua criando mais.

p28 A música e as artes o atraem, sentindo-se confortável em um meio ambiente que seja gracioso e delicado. Quando as circunstâncias  que o cercam tornam-se instáveis ou desagradáveis, perde o controle.

Não gosta de viver sozinho mas deseja ser deixado na sua. Para sua própria paz e tranqüilidade precisa aprender a superar sua enorme sensitividade aos desejos perturbados daqueles que o cercam. Ele o consegue abandonando sua atitude de que lutar por sua sobrevivência e refocalizando sua atenção sobre os pensamentos positivos que o ajudem a desenvolver sua própria identidade.

Em encarnações passadas houve *grandes sacrifícios por outros*, os quais não foram integralmente apreciados. Agora, a alma reencarna com *traços de ressentimentos por não colher as recompensas dos seus esforços*. Isto provoca o sentido contrário ao Nódulo Sul em Libra e impede o indivíduo de encontrar, nesta vida, seu Ser real! O nodo norte só se manifestará quando o nodo sul for trazido aos mais altos níveis cármicos possíveis. Então, o indivíduo alcançará  seu maior potencial depois que aprender a servir de boa vontade, sem esperar recompensas al~em de seu próprio autodesenvolvimento.

Ele foi extremamente impressionável em vidas passadas; agora, gasta pelo menos a primeira metade de sua vida lidando com os resquícios de sua própria credulidade. Conforme os anos passam, ele se torna um ávido leitor, o que o ajuda a cristalizar seus pensamentos; mas, sem dúvida, há muitos hábitos de indecisão de vidas passadas que ele percebe dificultar extremamente a tomada de decisões.

Desejando sempre ver ambos os lados de tudo, ele se divide em dois a cada encruzilhada. E quando estas divisões se tornam tão dolorosas a ponto dele não suportar mais sua própria indecisão, começa a atingir o nodo norte em Áries.

Finalmente, ele aprende a não temer tomar uma decisão por aquilo que seu Eu Superior sinta ser a Verdade. E aprende isso *ensinando a si mesmo a ser um indivíduo e não apenas a extensão de uma outra pessoa.* Ainda assim, ele deve construir com base em suas encarnações passadas, que o ensinaram a amar mais que odiar. Então, à medida que começa a se descobri, necessita perceber como esta recém.descoberta afirmação influencia os que lhe estão  próximos.

Por curtos períodos de tempo ele necessitará se isolar para que possa acumular forças.

E suas maiores lições giram em torno de como fazer sua cabeça comandar seu coração, pois ele ainda se derrete ou se enternece a cada pequena atenção recebida.

De todas as posições zodiacais dos nodos lunares, esta pessoa tem a menor quantidade de experiências de vida passada em examinar-se. Agora deve, finalmente, descobrir e definir realmente quem ela é.

Na vida atual ela está predestinada a efetuar a transição do ceifeiro para o semeador onde cada novo pensamento torna-se uma semente criativa para seu novo início.

A *casa onde o nodo sul* está localizado indica a área da vida na qual a excessiva identificação com os outros inibiram seu auto-desenvolvimento. A *casa onde o nodo norte* se localiza designa a área da vida onde o Ser está agora experienciando seu nascimento. Uma vez que um  novo sentido de auto-identidade fora alcançado, este indivíduo se sentirá como Colombo descobrindo a América, e a mais fascinante parte de sua descoberta é atingir a consciência de que este Ser sempre esteve ali mas que ele nunca o tinha reconhecido" p.29



30 comentários:

  1. Eu possuo o nodo sul em libra na primeira casa, me identifiquei com muitas coisas, exceto com a questão de independência. Eu tenho a lua em Touro e sol em Leão, e tenho um viés bastante individualista e independente. Até sinto, ocasionalmente, a necessidade da opinião de outras pessoas, mas, há em mim uma certa arrogância em achar que a minha decisão sempre será a melhor e se muitas pessoas opinarem na minha vida, sinto que eu estou perdendo o controle. Geralmente abdico de direitos para harmonizar o convívio, mas o limite é o sacrifício, normalmente me sinto mal quando não me sacrifico pelas pessoas, pois, claramente estou pensando mais em mim do que nas demais pessoas, e faço isso com frequência. O que percebo em mim é que quando não observo nas outras pessoas a cordialidade que geralmente ofereço, sinto-me muito ofendido, e embora eu me considere uma pessoa muito equilibrada, começa a ser gerado em mim um sentimento de intensa revolta. Gostei bastante do texto, mas ainda tenho muitas questões. Muito obrigado por postar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, pelo seu depoimento, eu entendo que vc já atingiu uma boa "meta" do seu nodo Sul. O texto, em boa parte, explica muito o que é estar na influência do nodo norte. Me identifiquei totalmente com o texto acima a ponto de chorar... talvez tenha que aprender a ser mais como você!

      Excluir
    2. "Me identifiquei totalmente com o texto acima a ponto de chorar" Resumiu tudinho o que eu senti ao ler esse texto.

      Excluir
    3. Eu sou exatamente td isso, tenho sol em aquário, ascendente em Libra e Lua em Touro e com nodo norte em Aries na casa 7, quando eu era criança sinto que era muito mais fácil impor minhas vontades, pensar em mim em 1o lugar e só depois no outro, mas isso foi sendo muito tolhido na criação que recebi, pois meus paia, minha mãe principalmente me repreendida qto ao fato de não ser egoísta, de que na vida devemos agir com diplomacia, que eu acabaria sozinha sem amigos, pois pessoas egoístas, autoritárias, independentes donas de si, sempre acabam sozinhas. E eu como era filha única, meus pais não queriam que eu me torna-se uma menina mimada que não soubesse ver o lado do outro em primeiro lugar. Enfim eu mudei, me transformei na pessoa que costumam me apelidar de "a paz mundial", aquela pessoa que está sempre ali tranquila e disposta a ouvir, ajudar, dar apoio seja a quem for, a chefe mais humana que já tiveram, enfim os meus conflitos internos que sempre me impulsionam a desbravar o mundo e não me importar com mais nada a não ser conhecer a mim mesma e dar minha opinião sim, sem culpas, se vou magoar alguém, afinal ninguém se preocupou com meus sentimentos qdo precisou tomar seus rumos e decisões. Aquela menina que queria mudar o mundo continua viva aqui. Batendo a cabeça nos relacionamentos, óbvio pq é nesta casa que está meu norte e aí se encontram os verdadeiros embates, onde consigo me impor, passados os momentos onde já me desiludi com o outro, aí mostro meu lado independente, que posso muito bem tocar minha vida sem ngm para dar palpites ou tentar me comandar, controlar, determinar mais nada. Creio que o amadurecimento emocional me trouxe de certa forma essa libertação, de não ficar mais esperando por um casamento feliz, um amor para vida toda, pq tenho o péssimo hábito de esperar reciprocidade.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Eu sou totalmente o nodo sul. Totalmente. Sou Leão, com ascendente em Câncer e lua em Gêmeos, é mto difícil lidar com a minha insegurança...

    ResponderExcluir
  4. obrigada por compartilhar esse texto! Me identifiquei muito.

    ResponderExcluir
  5. Sol em leão, nodo norte em áries.. incrível o quanto me identifiquei!

    Desde pequena sempre tomei minhas decisões, hoje em dia sempre sou consultada p ver os prós e contras de decisões dos outros, principalmente minha irmã (meu nodo norte em áries na casa 3).

    Tento ser o mais sensata possível e transbordo amor. Não consigo ficar com raiva, não guardo rancor.

    Adorei o texto, estou muito mais feliz agora!

    ResponderExcluir
  6. Perdão se a pergunta soa ingênua, sou leigo em astrologia. Estava há pouco pesquisando sobre os Nodos e li uma postagem no seguinte link:

    Nodo norte na terceira casa / Nodo sul na nona casa

    http://astrothonodoslunares.blogspot.com.br/p/nodo-norte-na-terceira-casa-nodo-sul-na.html

    E agora li essa postagem do nodo norte em Áries e nodo sul em Libra.

    Possuo o Nodo Norte na Terceira Casa em Áries e o Nodo Sul em Libra na Nona Casa.

    A priori como posso fazer a análise dos Nodos no meu mapa natal? Primeiro avalio a casa que o Nodo se encontra para depois levar em consideração seu signo ou o contrário?

    Ou seja, eu tenho um Nodo Sul na Nona Casa em Libra ou Tenho um Nodo Sul em Libra na Nona Casa? Quem vai ditar a tônica?


    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez ajude considerar que os signos vão dar a tônica, a energia, e as casas vão te dizer onde isto se desenrola. Deverá ler os dois, pois a dinâmica do eixo aries e libra vai acontecer na terceira e nona casas. 3ª casa: comunicação básica, ambiente imediato, irmãos, vizinhos. 9ª casa: estudos superiores, viagens longas, espiritualidade.
      Espero ter ajudado. Não é realmente algo simples de entender, requer estudo e reflexão. abs.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Muito grata por este artigo. Considero o estudo dos Nodos Lunares dos mais difíceis. Lembro ter lido algo há anos e me senti um pouco chocada em ver por escrito tudo o que eu buscava ocultar de mim mesma! Agora volto a eles, mais madura e com mais coragem, kkkkk.

    ResponderExcluir
  10. Me identifiquei muito tb. Chorei na parte onde diz q finalmente nao teme tomar uma decisao q sinta ser verdade e aprende isso ensinando a si mesmo anao ser uma extensao de outra pessoa. Nosssaaaa o.momento q estou na minha vida e exatamente esse. Sinto uma leveza e uma liberdade q nunca tinha sentido antes. Como se eu estivesse finalmente podendo ser ru mesma. E tds as opiniões nao estao me influenciando mais. Muitoooo bom saber a origem das minhas confusões internas q sempre tive na vida e ainda melhor saber como mudar isso.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, eu tenho meu nodo norte em aries mas também está na sétima casa... as descrições acabram por ser contraditórias.. afinal devo me dedicar a alguém ou ser independente? já fui casada e divorcie-me por traições varias por parte dele... dediquei me a este relacionamento mas agora desliguei por completo. entretanto conheci outra pessoa que é muito desapegada e que neste momento se quer focar na vida profissional e deixar a parte emocional para segundo plano. Concordámos em ter um relacionamento à distancia em que estamos juntos quando podemos consoante a disponibilidade de ambos. No fundo quero "esperar" por ele e ter fé na possibilidade de uma relação futura... Não me importo de colocar as minhas prioridades de lado para ajudá-lo... sinto-me confusa em relação a estas interpretações porque me revejo muito, mas afinal o que deva fazer? tentar desprender me também ou dedicar me?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb é meu caso: nodo norte na 7 em artes.
      Mto difícil compreender qnd o os Nodos estão "trocados".

      Acredito que através da experiência do casamento (casa 7) iremos desenvolver nosso próprio Eu (casa 1 -nodo sul).

      Sempre tentando o caminho do meio. Nem tendo um relacionamento muito apegado onde negligenciamos nossas vontades em função do outro, nem num relacionamento distante onde não temos a convivência (por mais difícil que seja) pq é através dos conflitos (e da "dor") que a força de áries brota e nos percebemos capazes!

      Excluir
  12. Incrível, chega a ser constrangedor de tão revelador que é.

    ResponderExcluir
  13. Sol em Sagitário, Ascendente Escorpião, Lua Capricórnio e MC em Câncer.
    Tenho vivido uma vida basicamente em prol dos outros. De amigos e pessoas que sempre me buscam pra que eu possa ajudá-las de alguma forma. Passei por decepções relacionadas justamente ao pouco reconhecimento dos meus esforços por pessoas queridas e fui jogado no limbo por um dia ter preferido o "EU" ao invés do"NÓS". Sempre senti de alguma forma que precisava me colocar no mundo, me impor para que o rolo compressor não passasse por cima de mim. Tem sido assim a muito tempo. Sempre admirei os corajosos, os atrevidos, os rejeitados e as minorias que enfrentam o mundo de peito aberto e sem medo. Mas meu medo dos julgamentos alheios sempre me puseram no último lugar da fila e por conseguinte, nutri por muito tempo uma visão atrofiada e conservadora do mundo. Por inúmeros momentos senti inveja e isso me corroeu por dentro. Frutos do Medo.
    Ultimamente minha visão tem se projetado pra frente. Tenho observado por detrás dos panos o caminho e lutas daqueles que intitulo de "pontas de lança". Justamente os corajosos que sempre admirei e pela primeira vez na vida eu disse "isso é lindo".
    Eu ainda não sei se tenho tanta força assim pra virar meu mundo de pernas para o ar e assumir o Homem que sou no meu particular para as pessoas que me rodeiam. Mas lendo tudo isso que aqui está descrito, é como se algo dentro de mim borbulhasse. É terrível, caótico, amedrontador, mas ao mesmo tempo é gostoso de se sentir. É o abismo.
    Isso não quer dizer que estou decidido a abandonar as pessoas que amo, mas como bem disse o texto, preciso me ensinar "a ser um indivíduo e não apenas a extensão de uma outra pessoa." Somente assim serei o Rodrigo pleno que sempre ambicionei ser.
    Esse texto é um divisor de águas na minha vida e mesmo que este blog suma do ar, as palavras que li aqui hoje irão ecoar pra sempre na minha memória.

    ResponderExcluir
  14. Tenho nodo norte em aries na casa 9, e nodo sul em libra na casa 3, estou aprendendo a tomar minhas decisoes por mim mesma, e é bastante dificil! fiz uma viagem recentemente sozinha, e adorei! achei isso incrivel, (mas foi uma viagem curta, pra resolver uma documentação) parece q descobri um poder em mim rsrs. estou me descobrindo, e como sou mulher, pense ai que desafio grande são todos os dias da minha vida! eu tenho fé que encontrarei um marido pra ter minha familia, esta lacuna ainda não preenchi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu do futuro 2021: sua vida já está resolvida, você foi independente, muito forte como seu nodo Norte em Áries pediu, conseguiu ser tão Áries que hoje é copiada por suas ações na casa 9!

      Excluir
  15. Câncer Asc Leão, Lua Escorpião, 6 planetas Retrógrados, Vênus em virgem. Acho que sou complicado, mas ao ler mais sobre nodo Áries Retrógrado tb percebi que tenho muito que aprender, casei muito cedo e nunca fui feliz, desisti muito da minha vida pela minha mulher, familia, amigos, até mesmo desconhecidos sempre achando que eu devia ajudar mais os outros que a mim mesmo. Tive depressão e ansiedade e uma tentativa de suicídio pq eu não estava feliz na minha vida, pq eu desisti dos meus sonhos e de mim primeira pessoa. Aos 30 trai e não me orgulho disso, mas não era só carnal pq eu amei a pessoa. Nunca me separei pq eu sempre quis que minha mulher se sentisse forte e segura, ajudei ela na faculdade dela. Esse ano desisti de tudo que me faz mal. E começar do zero. Me separei e agora estou lutando pra por minha vida nos trilhos sozinho, fazendo o certo, e isso não me deixa mais tão triste na vida quanto deixava no passado. Estou me colocando em primeiro lugar e pensando em fazer o que é certo.

    ResponderExcluir
  16. é bem dificil esse nodo, damos um jeito de fazer tudo que os outros querem e nos colocamos depois, muito grato pela contribuição e ensinamento.

    ResponderExcluir
  17. Tenho meu nodo norte na casa 5. Realmente tá rir pra não chorar. Pq tô totalmente o lado libra, q tá gritando desespero por não saber se decidir em nada.

    ResponderExcluir
  18. Meu nodo sul está libra também... E pra complicar tenho 4 planetas na casa 12... Então vivo me dissolvendo nos problemas dos outros, tentando ajudar e chego e me sentir envergonhado qdo faço algo só para mim. Esse texto é algo que preciso digerir com calma...

    ResponderExcluir
  19. Nodo norte em Áries na casa 2 , modo sul em libra na casa 8 ... me identifiquei com o texto ,e ainda nao sai do sul... vou estudar mais a respeito , pois tenhos planetas nestas casas... tentar me encontrar ...

    ResponderExcluir
  20. Nodo Norte em áries casa 7, alguém faz uma interpretação disso?

    ResponderExcluir
  21. Eu também tenho nodo norte em áries casa 7. Como já foi dito aqui, temos o desafio de equilibrar as forças opostas deste eixo, aries-libra. No fundo trabalhar em altas oitavas com a energia ariana. Se a reprimimos por conta do apego às "zona de conforto" do nodo sul, ou seja, se não temos a coragem para enfrentar o desconforto do conflito e do processo de expressarmos a nossa própria verdade, no fundo permitirmo-nos a ser espontâneos e confiantes no nosso Self. A energia ariana fica reprimida, deprimida e aí é criada sombra, onde experienciamos as baixas oitavas de Aires. Ou deprimidos ou explosões de raiva em relação ao outro.
    Daí ser importante esta consciência de integração do nodo sul, neste caso da capacidade de considerar e harmonizar com o outro, diplomacia, etc. Outra coisa que pode muito ajudar a este desafio é explorar criatividade e mundo interior. Perceber o que nos dá real prazer e seguir por aí ;)

    ResponderExcluir
  22. Tenho Nodo Norte na Casa 1 em áries e Sul Libra casa 7, me identifiquei bastante, a partir dos meus 18 anos comecei a me posicionar muito e realmente ter a minha identidade, até esta idade, eu ia mais no fluxo dos demais, amigos e família, hoje sou muito independente e me posiciono sempre, ainda sinto um pouco a parte em que fala que qualquer atenção que recebo já amoleço o coração, isso ainda preciso trabalhar.

    ResponderExcluir
  23. Sol Aquário - casa 12
    Asc em Peixes,
    Venus em Peixes,
    Mercurio Aquário - casa 12
    Nodo sul em Balança - casa 7
    Nodo Norte em carneiro - casa 1
    Dá para ver que toda a minha vida tentei agradar os outros.
    Mãe com transtorno de personalidade narcisista que nunca ficava agradada com nada.
    No trabalho trabalhei demais, nunca tive reconhecimento.
    Nos relacionamentos a coisa não foi melhor.
    Aos 41 anos de idade entrei em burnout.
    Hoje ando como é possível, vivo sozinha, isolada tipo eremita...
    PARA QUEM TEM ESTES NODOS O PREÇO A PAGAR PARA AGRADAR OS OUTROS É BEM ALTO, ou bem ou mal sejam vocês próprios.

    ResponderExcluir

Seguidores