Nodo norte na décima segunda casa / Nodo sul na sexta casa



A pessoa anela por se entregar a meditação, a contemplação ou aos caprichos de seu mundo interior e meditação, no entanto se mantenha sempre ocupado e fazendo coisas.

Nodo Norte na décima segunda casa / Nodo Sul na sexta casa segundo Martin Shulman no livro "Os Nodulos Lunares" Editora Ágora.  

Da preocupação com a matéria ao fluxo da alma

p83 "Aqui o indivíduo passa por uma crise de consciência: na verdade, estando ou não consciente disto, muito de sua vida é gasta em profundos pensamentos.

Ele acha o mundo físico exaustivo. De tempos em tempos tem que lidar com desafios que o retiram da arena de competição, atrapalhando fortemente sua habilidade de trabalhar.

Quando está trabalhando ele acha as condições intoleráveis. Ele sente-se mal-renumerado ou, pelo menos, depreciado por tudo que tem para oferecer. Ele se torna tão envolvido nas circunstâncias que o cercam, esteja fazendo o que for, que permite que suas atitudes no trabalho interfiram em todas as áreas de sua vida.

Ele tem muitas lembranças de vida passada de ordem e organização; assim, para onde quer que vá, ele vê o caos.

Em encarnações passadas, ele foi um perfeccionista, crítico do mundo ao seu redor. Agora, as imperfeições que vê o enfraquecem a ponto de se sentir incapaz de lidar com elas. O mundo é percebido como não lhe dando tudo aquilo que poderia.

Alguns com este nodos tendem a viver em autopiedade, enquanto outros nutrem um ressentimento amargo. Há sentimentos de ciúmes dirigido ao bem-estar de outras pessoas, os quais eles percebem como sendo menos dotados que eles próprios. Geralmente há um ego inflado na fonte do problema. O ser como foi desenvolvido em encarnações passadas é agora visto como um ideal de perfeição, colocado acima do resto da humanidade.

Em seus próprios pensamentos particulares este indivíduo raramente irá admitir que tem uma tendência a olhar de cima os outros. Ainda assim, secretamente, ele vê a todos como menos perfeitos que ele próprio.

Ele prefere estar desempregado do que trabalhando em algo que sente indigno. É certo, entretanto, que as circunstâncias o forçarão a fazer tal trabalho, mesmo que seja contra seus princípios.

Tendo tendências a interiorizar sua raiva por se sentir humilhado, ele cria desafios reais uma após a outra, até que, finalmente, atinja o ponto em que sente justificado em atribuir às condições de trabalho o seu pobre estado de vida.

p84 Trazendo o sentimento de encarnação passada de exclusão da sociedade, ele se vê como uma criança negligenciada excluída da essência central de riqueza na vida, que existe para os outros mas, de algum modo, não para ele. Ele gasta muita energia tentando impressionar os outros e não o suficiente no desenvolvimento da plenitude dentro de si.. Mais que tudo, precisa aprender a olhar para seu interior, onde encontrará as respostas para todos os seus problemas.

Muitos com estes nodos olham a vida passar, gastando muito do seu tempo e energia envolvidos em pensamentos insignificantes. Há um forte resíduo de nervosismo de vida passada no nodo sul na sexxta casa, no qual este indivíduo, literalmente se destrói tentando sintetizar em seu sistema de ordem cada detalhe que chama sua atenção.

Ele precisa aprender agora a discriminar entre o que é importante em termos de valores de sua vida e o que são apenas aborrecimentos transitórios que passarão no devido tempo.

Através de seu constante questionamento, ele cria para si um problema sexual, enraizado profundamente em seu medo de fracassar. Ele é tão incapaz de encarar seus medos, que criará o problema por desenvolver um padrão de resposta sexual anormal, para mascarar seu sentimento de inadequação.

Apesar de não querer, ele continua vendo a si mesmo como um indefeso seixo, entre milhares, numa praia. Em vidas passadas, ele conseguiu controlar seu universo. Agora, o mundo parece maior do que ele gostaria e faz tudo o que pode para prevenir a si mesmo de se sentir pequeno demais por comparação.

O crescimento se inicia no momento em que ele começa a se ver não só como uma parte de um todo maior mas contendo dentro de si a essência de todo o Universo. Ele precisa acabar com sua tendência de encarnação passada de colocar o mundo em pequenas caixas e procurar a origem d tudo dentro de si mesmo. Aqui, ele achará a riqueza abundante que este desesperadamente procurando.

Períodos de isolamento forçado ajudam a trazê-lo para  uma consciência superior através da qual, finalmente aprende que as coisas podem ser diferentes sem que uma seja necessariamente melhor ou pior que a outra.

Indo fundo em si mesmo perceberá que todas as condições de vida dependem inteiramente do quanto ele pode deixar de querer conquistar o mundo e recanalizar suas energias para conquistar a si mesmo.

Ele fará bem absorvendo-se nos trabalhos de uma grande instituição onde pode desenvolver uma consciência de grupo, se focalizando no bem da coletividade em vez de continuar no resíduo acumulado de sua amargura de vida passada. Ele será testando muitas vezes em áreas que o ajudarão a desenvolver compaixão até que , finalmente, ver´a que julgar os outros, na verdade, evita sua felicidade.

Seu carma de vida passada é apagado quando ele aprende como fluir, em vez de permitir que sua vida continue se interrompendo por perturbações sem importância. Ele precisa sintonizar-se com a essência do universo, ao invés de tentar classificar tudo em pequenos compartimentos ordenados. Os compartimentos são como um castelo de cartas e somente depois delas tombarem, ele começa a perceber que seu propósito de vida está muito longe do que originalmente ele pensou.

Ele pode, então, aprender como soltar-se e banhar-se na beleza de toda a criação de Deus, ao invés de ver somente uma parte de Deus e chamar esta parte que vê como Tudo. Tão logo possa acolher a mudança de boa vontade, curvando-se enquanto os ventos das circunstâncias fluem através de seu ser, ele estará no caminho.

Finalmente, deixará o mundo onde as pessoas manipulam outras e atravessará o portal em direção a uma harmonia superior. Nesta preparação, ele precisa transcender as lembranças subconscientes de vida passada, de problemas físicos, que ainda pesam sobre si e começar a subir a escada cósmica que leva à realização de sua alma. Ele precisa aprender a valorizar o milagre de tudo o que se vê sem se emaranhar nos detalhes de por que ou como.

Sua vida representará o fim de uma idéia, assim como os trabalhos de Dante simbolizavam o fim de um período na literatura. Quando ele aceita isso, seu trabalho de vida pode ser o auge de tudo que veio antes dele.

Apesar de seu trabalho conservá-lo nos bastidores, há uma boa possibilidade de que chegue à atenção do público. Ele precisa também aprender que o estado físico de sua saúde é totalmente dependente da pureza e estabilidade de sua mente interior.

Certamente, esta é a posição nodal de mente sobre a matéria, e a vida será uma transição cármica do mundo da matéria para a consciência do espírito infinito.





O signo que contém o nodo sul indica os caminhos pelos quais encarnações passadas trazem ao indivíduo a preocupação com a matéria física. O signo que contém o nodo norte mostra como ele pode, agora, transformar sua alma na pula essência da mente divina." p. 85

2 comentários:

  1. Conteúdo sério de grande valia.
    Sou grata pela oportunidade de receber esse conhecimento.

    ResponderExcluir

Seguidores