O estudo dos aspectos planetários aos nodos lunares tanto por planetas natais como por planetas em trânsito, progressão, revolucionados ou os do mapa de outra pessoa próxima é muito importante e proveitoso para distinguir com que forças se conta para lidar com o impacto e natureza dos nodos lunares.
Pouco a pouco a medida do tempo, da inspiração e dos interesses dos visitantes irei detalhando mais este importante tópico.
Conjunções aos nodos
Que um planeta esteja em conjunção com um nodo, significa que sua energia sempre será ativada quando o seja o nodo. Assim este planeta terá uma importância relevante a cada vez que a pessoa esteja vivendo os conteúdos do nodo.
Quando o planeta em conjunção é um planeta exterior: seja em trânsito, progredido ou do mapa de outra pessoa, enquanto estiver em conjunção sua energia imperará nos assuntos do nodo ou também o impacto do planeta em conjunção, pode ativar assuntos de vida passada ou lenda pessoal que tenham a ver com a função do planeta. Assim se for Vênus, assuntos de relacionamentos amorosos ou com dinheiro, se for Marte, tomada de decisões, conflitos, etc.
Nodo norte
Conjunções ao nodo norte por planetas natais
A função associada a este planeta estará por sempre acompanhada dá força e natureza do nodo norte.
Este planeta poderá representar uma força importante para a pessoa encontrar sua missão nesta vida, para batalhar pelas metas e ideais que o nodo norte inspira.
A pessoa pode atrair companheiros de jornada que tenham a ver com a energia e função do planeta.
Sol natal em conjunção ao nodo norte
Esta pessoa pode viver para sua missão, o mais importante para ela será realizar a vontade da sua alma. Ela com disposição, integridade e energia se dispõe a se aprimorar no que for necessário para cumprir suas metas e ideais mais elevados.
Saturno natal em conjunção ao nodo norte
Esta pessoa pode sentir um chamado de muita responsabilidade em relação ao destino de sua vida. Pode buscar em superiores, mestres espirituais, guias, facilitadores orientações para se orientar na vida no caminho certo. Pode assumir sua missão pessoal com prioridade ainda que custe muito esforço e dedicação.
Conjunções ao nodo norte por planetas em trânsito
Esta é uma boa oportunidade para iluminar os assuntos associados ao nodo norte com a energia e função deste planeta enquanto estiver ativada a conjunção.
A função associada a este planeta estará ativando com sua força e natureza os assuntos do nodo norte.
Já desde o planeta em trânsito se encontrar a 5º do nodo norte sua força se fará sentir. O planeta poderá representar uma força importante para a pessoa rever, reconstruir, reformular, melhor conscientizar sua missão nesta vida, para batalhar pelas metas e ideais que o nodo norte inspira.
Neste período a pessoa pode atrair companheiros de jornada que tenham a ver com a energia e função do planeta.
Sol em trânsito em conjunção com o nodo norte
Este é um trânsito rápido, dura em torno de 10 dias com um dia mais forte, quando o aspecto de conjunção é exato. Dias favoráveis para iluminar metas e propósitos pessoais, para com disposição e lucidez tomar decisões de aprumamento e direcionamento na missão pessoal.
Plutão em trânsito em conjunção com o nodo norte
Um ano e meio antes de Plutão em trânsito estar em conjunção com o nodo norte, a pessoa vai sentir a necessidade profunda de rever sua vida, em princípio questionará tudo o que faz e buscará no mais profundo de seu coração, o sentido em que gostará encaminhar sua vida.
Quando estiver em conjunção exata a pessoa poderá sentir-se disposta a tomar decisões e encarar com coragem seus princípios, ideais e o que entenda como sua missão.
Quando a pessoa está muito distante do que corresponde ao destino da alma, poderá sentir-se inadequada, confusa, e com vontade de iniciar algo que não sabe o que é.
Por isto durante este ano que dura a conjunção exata a pessoa deve priorizar o autoconhecimento e o estudo de si até se encontrar em paz com sua voz e guia interior.
Faça questão de estudar a situação astrológica completa do nodo: signo e casa em que se encontra e aspectos com outros planetas natas e cúspides de casas.
Nodo sul
Conjunções ao nodo sul por planetas natais
A função associada a este planeta estará por sempre acompanhada dá força e natureza do nodo sul. Assim, os assuntos relacionados ao planetas podem estar permeados por hábitos, costumes, gostos arraigados em vidas passadas, também pode atrair pessoas de vidas passadas que tem relação a vivências compartilhadas em relação a energia do planeta.
Lua natal em conjunção ao nodo sul
A conjunção da Lua natal com o nodo sul é muito forte. A pessoa sentirá uma necessidade muito grande de ser acolhida pelo seu passado. Poderá sentir-se atraída por conteúdos e pessoas de vidas passadas. Assim será um grande desafio ela encontrar forças e disposição para investir no que aponta o nodo norte. A sua melhor alternativa é se conciliar com seu passado, incluindo questões de vidas passadas e encontrar um jeito de integrar as orientações do nodo norte. De outro jeito ela poderá sofrer a sensação de que não faz o que deve fazer, de que está perdendo tempo, de que sua vida não está no sentido que deveria estar. Este conflito entre as gravitações do passado o puxando para costumes e valores que parecem impossíveis de serem deixados, e os anelos que acorda o nodo norte, deverá ser iluminado para a pessoa conseguir se sentir bem e encaminhada.
Conjunções ao nodo sul por planetas em trânsito
Esta é uma boa oportunidade para iluminar os assuntos associados ao nodo sul com a energia e função deste planeta enquanto estiver ativada a conjunção.
A função associada a este planeta estará ativando com sua força e natureza os assuntos do nodo sul. Mexendo com hábitos, costumes, gostos arraigados em vidas passadas, também pode atrair pessoas de vidas passadas que tem relação a vivências compartilhadas em relação a energia do planeta.
Júpiter em trânsito em conjunção ao nodo sul
Durante os dois meses em que este aspecto tem impacto a pessoa usufruirá de uma boa oportunidade para conhecer com proteção as solicitudes do nodo sul. Os assuntos do nodo sul serão colocados em foco e facilitados. É um bom momento para resolver desafios e perturbações cármicas. Facilita questões com a Justiça. Pode acontecer viagem a pais onde já se teve uma vida passada. Ou encontrar a um estrangeiro com que já se tem história de vida passada.
Quadraturas aos nodos
Um planeta, em quadratura aos nodos, representa uma força na pessoa que em principio tensiona o eixo nodal, eixo da alma, que dificulta seu caminho espiritual ou como diz Martin Schulman "Agora ele acha estes planetas como desvios no seu caminho para o lar" . Ele pode refletir também funções e energias que em outras vidas conduziram a pessoa ao sofrimento, perdas, dor, "...frustrações angustiantes que parecem bloqueá-lo de seu propósito".
Questões do passado cármico se misturam com os anelos e metas a serem conquistadas e a pessoa vai se ver no desafio de conciliar estes movimentos opostos.
Quando a pessoa decide agir a favor de sua missão, de suas metas e propósitos de alma (nodo norte) aparecem desafios protagonizados pela função e natureza do planeta em quadratura, ligados a desafios de vidas passadas que o puxam para valores e costumes também em conflito ou atrito com o que se quer fazer. Assim a pessoa, deverá estudar muito bem esta quadratura e os nodos para não se perder na complexidade de vontades e desafios que aparecem cada vez que decide agir a favor de sua missão pessoal.
Sol natal em quadratura aos nodos
O Sol natal em quadratura aos nodos lunares é um aspecto muito forte. A pessoa pode vir nesta vida destinada a conciliar o seu passado cármico com sua missão, ideais, metas e ambições.
Esta quadratura revela que os desafios de vidas passadas com o uso da função solar já provocaram sofrimento e dor. A pessoa nesta vida deverá aprender a arte da humildade e o serviço. Se o Ego prevalecer, poderá ter dificuldades de realizar o que quer, porque de um jeito o outro os obstáculos exteriores ou interiores tendem a sabotar e criar impedimentos.
Pode ser que na sua juventude encontre dificuldade de decidir a que se dedicar profissionalmente e que caminho tomar. Por vezes quer o que puxa o nodo sul, outras, o que puxa o nodo norte, outras o que puxa o Sol natal. E quando se decide por uma tem que lidar constantemente com a interferências das outras forças puxando para seus lados. A única alternativa da pessoa é desenvolver uma amplitude, optar por um caminho que dê conta de corresponder a esta riqueza de interesses e vontades, diferentes entre si.
Quando a pessoa se decide a realizar algo, por questões pessoais não consegue, no decorrer da realização do que quer aparecem inimigos cármicos que criam resistências, ou as circunstâncias ficam tão adversas que a pessoa desiste.
A pessoa com o tempo amadurece e se torna muito responsável e precisa, simplificando sua vida ao fundamental. Por outro lado, a pessoa pode se desenvolver espiritualmente e encontrar seu caminho de iluminação.
A pessoa pode brigar ou se desencontrar com seu passado, sua origem, sua nacionalidade e ao mesmo tempo não sabe direito para onde se encaminhar. Com o tempo pode sentir que seu lugar é onde se encontra, tipo cigano que leva seu mundo consigo.
Sextis e trígonos aos nodos
Sextis e trígonos aos nodos são aspectos harmônicos e positivos que mobilizam forças e energias favoráveis tanto para lidar com desafios cármicos como para facilitar a realização da missão pessoal. As promessas do planeta envolvido se podem concretizar através de pessoas ou circunstâncias que os representem.
Urano natal em trígono ao nodo norte e sextil ao nodo sul
Pessoa com facilidade para assimilar transformações, aprimoramentos, mudanças a favor de seu alinhamento com a missão pessoal e libertação de costumes e valores limitadores vindo de seu passado.
Urano em trânsito em trígono ao nodo norte e sextil ao nodo sul
Seis meses de oportunidades para a pessoa se mudar, transformar, aprimorar a favor de seu alinhamento com a missão pessoal e libertação de costumes e valores limitadores vindo de seu passado. Pode aparecer pessoa o situação uraniana que provoque forte impacto na vida da pessoa, com muitas possibilidade de ser para melhor na sua vida.
O mito de Rahu e Katu
Os deuses e os demônios se juntaram numa aliança para produzirem um néctar, amrita, que poderia dar-lhes a imortalidade. Para consegui-lo era necessário a ajuda dos demônios e entre eles havia um chamado Vasuki, o dragão que queria virar imortal.
Este precioso néctar da imortalidade depois de criado foi escondido num oceano de leite que quando agitado era preparado a divina porção. Quando o néctar já estava preparado foi servido somente aos deuses.
Vasuki, o dragão, resolveu enganar os deuses – disfarçou-se de deus e sentou-se entre o Sol e a Lua na tentativa de bebe o néctar e conseguiu.
Logo, Surya (Sol) e Chandra (Lua) descobriram o disfarce de Vasuki e avisaram a Vishnu. Este cortou instantaneamente a cabeça de Vasuki com seu disco e atirou-a ao céu.
Mas, o dragão já havia bebido uma quantidade do néctar e se tornado imortal, tanto a cabeça quanto a cauda. A cabeça do dragão foi batizada pelo nome de Rahu e a cauda por Ketu.
A cabeça começou a clamar por justiça e socorro, o corpo caiu sobre a Terra sacudindo o planeta. O tronco sem a cabeça (Ketu) também obteve a sua cota de imortalidade.
No fim as duas partes do dragão atrevido foram colocadas numa órbita planetária de 180° afastadas uma da outra, de modo que nunca pudessem se unir.
No fim as duas partes do dragão atrevido foram colocadas numa órbita planetária de 180° afastadas uma da outra, de modo que nunca pudessem se unir.
Como o Sol e a Lua denunciaram o disfarce do dragão, Rahu e sua contraparte, Ketu, tornaram-se inimigos do Sol e da Lua. Sempre que Rahu ou Ketu têm uma chance de atacá-los, eles o fazem, de tempos em tempos descarregam sua vingança, ofuscando ao Sol e a Lua, dando origem aos eclipses lunares e solares. Lembrar que os nodos são a intercepção da órbita de Lua com a órbita de Terra em torno do Sol, pontos onde acontecem os eclipses do Sol e da Lua
O Sol é o centro do Universo e doador de vida e a Lua controla a vida na Terra e ambos são obscurecidos por Rahu e Ketu que representam a lei cósmica que os humanos devem obedecer.
Na astrologia hindu, Rahu e Ketu são considerados dois planetas invisíveis, inimigos do Sol e da Lua que durante a conjunção ou oposição causam os eclipses.

Nenhum comentário:
Postar um comentário